Dormir bem: como o sono influencia o desenvolvimento da criança
O sono tranquilo tem um papel fundamental nos primeiros anos de vida do pequeno
O sono tranquilo tem um papel fundamental nos primeiros anos de vida do pequeno
O sono tranquilo tem um papel fundamental nos primeiros anos de vida do pequeno.
Nada como uma boa noite de sono para se preparar para o dia seguinte, não é? Isso também vale para as crianças. Durante a infância, elas passam por transformações gigantescas que exigem descanso. Mas qual o papel do sono no crescimento infantil?
Segundo artigo da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, hábitos sadios de sono são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, comportamental, físico e até emocional dos pequenos.
Crianças que dormem pouco ou, pior, que costumam acordar com frequência durante a noite podem sofrer impactos negativos no comportamento. De acordo com o estudo, elas podem ficar mais agressivas quando não dormem bem. Além disso, os problemas no sono muitas vezes afetam a estrutura da família toda: é comum que pais acabem indo dormir no quarto dos filhos ou que não durmam, gerando situações de estresse.
Melhorar o sono da criança, além de prevenir possíveis distúrbios, é importante para a rotina familiar. Os pais devem estabelecer uma rotina diária, com horários para dormir e acordar. Quanto mais cedo conseguirem regular o sono do pequeno, melhor para todos!
Ser mãe ou ser pai é uma construção, independentemente de a criança nascer da barriga da mãe ou ser adotada.
Com base em pesquisa sobre a primeira infância, realizada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, especialistas sugerem uma série de iniciativas para melhorar o atendimento nas creches e assim garantir o desenvolvimento adequado de crianças de até 3 anos.
Amamentação, dieta balanceada e ambiente tranquilo são estímulos que fazem toda a diferença na infância