MITO. Os primeiros 1000 dias de vida são contados desde o primeiro dia de gravidez e vão até os 2 anos de idade.
Confira como é feita a conta:
GESTAÇÃO (270 dias) + 1° Ano (365 dias) + 2° Ano (365 dias) = 1000 dias.
VERDADE.
Os primeiros 1000 dias de vida são caracterizados por uma fase de rápido
crescimento e desenvolvimento do organismo. É neste período que o corpo
e os órgãos crescem, enquanto o cérebro e os sistemas digestório e
imunológico se desenvolvem.
VERDADE.
Durante a gravidez, o organismo materno começa a se preparar para o nascimento do bebê e para a amamentação. Nesse período, há a expansão de líquidos e do volume sanguíneo, além do crescimento do útero e das mamas e aumento dos depósitos de gordura. Essas modificações acontecem para suprir as necessidades de mãe e filho. Logo, uma gestante com hábitos saudáveis pode fornecer melhores condições para a jornada dos primeiros 1000 dias da criança.
MITO.
A interferência do ambiente também tem uma importante relação com o desenvolvimento da criança. Por isso, tudo o que a cerca nesse período é fundamental para sua saúde, aprendizado e potencial no futuro.
VERDADE.
Os cuidados nessa fase favorecem a construção de uma vida saudável. Entre os principais cuidados estão uma nutrição adequada, o afeto, a higiene, a educação, o vínculo familiar e a vacinação, além de outras condições ambientais.
VERDADE.
A mãe deve ter uma alimentação equilibrada e saudável tanto para o adequado crescimento e desenvolvimento do bebê quanto para que o corpo possa se preparar para o aleitamento. Vale uma atenção especial para nutrientes como ácido fólico, vitamina D, cálcio, Ômega-3, DHA e ferro. Procure um nutricionista para mais informações sobre quais alimentos são indicados para essa etapa da vida.
VERDADE.
Um estudo publicado na revista médica The Lancet indica que o leite materno, junto com os estímulos que as crianças recebem na infância, auxilia no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Isso porque ele possui os nutrientes necessários para o crescimento do bebê.
MITO.
Falar com seu filho desde os primeiros dias de vida é uma forma de fortalecer a ligação entre vocês, além de estimular a linguagem e o desenvolvimento cognitivo da criança.
VERDADE.
Ambientes tumultuados e estressantes podem estimular a ansiedade no pequeno, além de ser prejudicial para as relações familiares e refletir em menores estímulos a criança, impactando no desenvolvimento do cérebro.
Saiba como o estresse na gravidez e nos primeiros anos de vida podem afetar o desenvolvimento de seu filho.