Como brincar com seu bebê: sugestões de jogos para crianças de até 2 anos
Mais do que uma forma de entreter o bebê, a brincadeira é a linguagem primária das crianças. Confira vários jogos de neném para você se divertir com seu pequeno.
Mais do que uma forma de entreter o bebê, a brincadeira é a linguagem primária das crianças. Confira vários jogos de neném para você se divertir com seu pequeno.
Você certamente já deve ter ouvido o bordão “é brincando que se aprende”. E é verdade: diferentemente de outros animais, os seres humanos precisam de muitos estímulos durante os dois primeiros anos de vida para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e sociais. É nessa faixa etária que será formado o maior número de conexões cerebrais mais importantes.
A Dra. Ana Abreu, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alfenas e PhD em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, explica a teoria criada por um dos mais importantes pensadores do século XX, o psicólogo suíço Jean Piaget: “Para ele, as características do ser humano, especificamente até os dois anos de idade, se encontram no estágio conhecido como sensório-motor, momento em que a brincadeira é necessária para que a criança construa conhecimentos nas mais diversas dimensões — afetiva, moral, social, física e cognitiva. O brincar é tão importante que é considerado a primeira linguagem da criança.”
Especialistas dividem em quatro categorias os jogos que fazem parte da infância, são elas: os Jogos do exercício do pensamento, em que o pequeno começa a tagarelar sem muito sentido pelo prazer de combinar palavras e prestar atenção em seus sons, ou também quando quer saber os porquês de tudo; os Jogos de exercício, quando as crianças repetem movimentos e gestos simples, como agitar os braços para entender e testar como funciona seu corpinho e suas movimentações no espaço; os Jogos simbólicos, que podem ser descritos quando a criança começa a fazer uso do universo imaginário e se colocar em situações-problema, e os Jogos da construção, quando já possuem noções de comportamento e ações e começam a imitar a realidade que as cercam.
Foi pensando nestas quatro divisões e nas necessidade de desenvolvimento de cada bebê que a Dra. Ana reuniu os tipos de jogos que podem ser feitos com crianças desde o momento em que nascem até completarem dois anos de idade:
Em todas as fases, a exploração de leituras infantis, mesmo que os pequenos ainda não sejam alfabetizados, e as músicas contribuem para o desenvolvimento infantil.
Fonte: “Tipos de jogos que fazem parte da infância” – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Você sabia que as mamães golfinho cantam para seus filhotes quando eles ainda estão dentro delas?
Descubra como ensinar a criança a participar das atividades do dia a dia ainda nos primeiros anos de vida
Entenda a maneira que as funções executivas afetam o desempenho do pequeno no presente e no futuro.