O que são funções executivas e por que elas são importantes para crianças?
Entenda a maneira que as funções executivas afetam o desempenho do pequeno no presente e no futuro.
Entenda a maneira que as funções executivas afetam o desempenho do pequeno no presente e no futuro.
Você já parou para pensar como as crianças começam a controlar emoções, pensamentos e as próprias escolhas? Essas aptidões estão relacionadas a algo chamado “funções executivas”, um conjunto de funções no cérebro que auxilia o raciocínio. E, de acordo com uma publicação do The Huffington Post do ano passado, elas são fundamentais para o futuro dos pequenos.
As funções executivas são a parte do cérebro que ajuda seu filho a raciocinar.
A publicação aponta que essas habilidades auxiliam as crianças a analisar as possibilidades e tomar decisões. Além disso, são importantes para atenção, memória e para um aprendizado rápido. Tudo isso pode ter um papel de peso no desempenho dos pequenos na escola.
Pais e familiares podem ajudar no desenvolvimento dessas aptidões. Segundo cartilha disponível no site Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, a recomendação é incentivar a independência da criança durante as atividades. Brincadeiras de faz-de-conta e um bom relacionamento familiar também impactam o progresso das funções executivas.
Funções executivas e desenvolvimento na primeira infância: habilidades necessárias para a autonomia. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 2016. Disponível em: fmcsv.org.br
Funções executivas – como ajudar seu filho a pensar antes de agir. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Disponível em: enciclopedia-crianca.com
The Huffington Post. 2015. Disponível em: huffingtonpost.com
Você sabia que é possível estimular o gosto pela leitura ainda nos primeiros meses de vida da criança?
Brincadeiras dinâmicas e pequenos exercícios diários são úteis para combater o sedentarismo infantil.
Um estudo realizado pela Universidade de Montreal apontou que crianças estimuladas desde cedo a ter maior autonomia apresentaram benefícios gritantes no desenvolvimento cognitivo. Saiba como aplicá-la na primeira infância.