Como as brincadeiras afetam o desenvolvimento do bebê?
Os momentos de recreação entre pais e filhos não servem apenas para diversão. Brincar com os pequenos também é uma forma de ensinar
Os momentos de recreação entre pais e filhos não servem apenas para diversão. Brincar com os pequenos também é uma forma de ensinar
Nos primeiros meses de vida, o bebê está em um momento de grandes descobertas. Há uma infinidade de coisas para conhecer do lado de fora da barriga e a criança está interessada em ver tudo. Saber como usar esse interesse é importante para desenvolver as habilidades dos pequenos no futuro.
Um artigo publicado pela organização Zero to Three relacionou algumas dicas para os pais colocarem em prática nos primeiros 1.000 dias da criança. Confira!
As cores fortes costumam chamar a atenção do pequeno. Balance brinquedos na frente dele e observe se consegue capturar seu interesse.
Ações repetidas ajudam a criança a entender relações de causa e efeito. Brinquedos como chocalhos e instrumentos musicais fazem bem essa tarefa.
Estimule a curiosidade de seu filho. Isso inclui deixar que ele aperte botões ou balance um brinquedo ao invés de mostrar como ele deve agir.
Conforme o bebê vai crescendo, ele começa a explorar novos movimentos como rolar, sentar ou empurrar objetos. Monte uma área de segurança em casa para que seu filho possa se mover de um lado para o outro e descobrir o que pode fazer.
Brinque com a criança e use os momentos de diversão para estimular o desenvolvimento do bebê!
O poder do brincar: de zero a três anos. Radar da Primeira Infância. 2015.
Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br
Stages of Play From Birth to 6 Months: A Full-Body Experience. 2015. Disponível em: zerotothree.org
Stages of Play From 6-12 Months: Discovering Connections. 2015. Disponível em: zerotothree.org
Veja maneiras de diminuir a ansiedade em seu filho e evitar que ele tenha problemas em fazer amigos e em se dar bem na escola
Entenda a maneira que as funções executivas afetam o desempenho do pequeno no presente e no futuro.
Você sabia que as mamães golfinho cantam para seus filhotes quando eles ainda estão dentro delas?