Agressividade: como os pais devem lidar?

É preciso ficar de olho no comportamento agressivo da criança para não perder o controle

Muitos pais e mães sofrem desde cedo com episódios de agressividade de crianças. Puxões de cabelo, tapas e até pequenas mordidas são as formas como elas encontram de manifestar suas emoções quando são pequenas. Mas, segundo cartilha do Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância, do Canadá, esses comportamentos agressivos precisam ser evitados logo, antes que o quadro se agrave. Confira dicas do que fazer:

FIQUE DE OLHO!

De acordo com a cartilha, os pais precisam supervisionar as primeiras interações da criança. Assim, fica mais fácil agir quando ela manifestar qualquer sinal de agressão.

DESENCORAJE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS

Não ria nem seja tolerante demais com o pequeno. Se ele fizer algo errado, aponte o que você não gostou. Regras claras e disciplina são essenciais na infância.

ENSINE A PEDIR DESCULPAS

Se a criança já estiver falando, faça com que ela se desculpe por seu comportamento. Ela precisa entender que seus erros afetam as pessoas ao seu redor e que não deve repeti-los.

REFERÊNCIAS

Domitrovich CE,Greenberg MT. Intervenções preventivas que reduzem a agressividade em crianças pequenas. Em: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds. Tremblay RE, ed. tema. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância [on-line]. Publicado: Junho 2003 (Inglês). Consultado: 31/08/2021. Disponível em: enciclopedia-crianca.com

Comportamentos agressivos – compreender para lidar melhor. Centres of Excellence for Children’s Well-being. 2010. Disponível em: enciclopedia-crianca.com

LEIA TAMBÉM

x