Afeto e cuidado são essenciais para a formação de seu filho
As experiências que a criança vive em seus primeiros anos vão deixar efeitos ao longo da vida
As experiências que a criança vive em seus primeiros anos vão deixar efeitos ao longo da vida
As experiências que a criança vive em seus primeiros anos vão deixar efeitos ao longo da vida.
Você sabia que amor e carinho são essenciais para o desenvolvimento de seu filho? Um estudo publicado pela Child Psychoterapy Trust, na Inglaterra, aponta que as experiências vividas na primeira infância afetam a formação do cérebro da criança em áreas relacionadas com a empatia e as emoções.
Cuidado adequado, forte ligação com pais e familiares e ambiente tranquilo. Tudo isso vai deixar efeitos ao longo da vida da criança, principalmente na forma como ela irá se relacionar com outras pessoas no futuro.
Bons exemplos e um bom relacionamento entre os pais também são essenciais para o desenvolvimento emocional dos pequenos.
Amor, carinho e cuidado ajudam no desenvolvimento emocional das crianças nos primeiros anos de vida.
Serviços para o fortalecimento da saúde mental dos bebês. Radar da Primeira Infância. 2015. Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br
Positive Beginnings – Exploring UK provision for the social and emotional development of babies. 2003. Disponível em: understandingchildhood.net
Com base em pesquisa sobre a primeira infância, realizada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, especialistas sugerem uma série de iniciativas para melhorar o atendimento nas creches e assim garantir o desenvolvimento adequado de crianças de até 3 anos.
Várias linhas científicas investigam o desenvolvimento do vínculo materno: algumas apontam para a ação hormonal durante a gravidez e tentam explicar como a anatomia do corpo feminino é responsável por esse processo.
Muitas vezes, dizem os especialistas, na ânsia de comprar o presente favorito, que supra as vontades e os gostos dos filhos, os pais se esquecem de algo que não pode ser comprado, tampouco traduzido em números: a presença.