Nutrição e ambiente: fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil
Estudo mostra que hábitos e ambientes saudáveis são importantes para o cérebro da criança
Estudo mostra que hábitos e ambientes saudáveis são importantes para o cérebro da criança
Você sabia que consumir frutas durante a gestação é importante para o desempenho de seu filho? Segundo estudo publicado em janeiro de 2016 pela Universidade de Alberta, no Canadá, uma dieta rica em frutas durante a gestação influencia no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças.
Diversos tipos de frutas já fazem parte da dieta de milhares de brasileiros, e são ainda mais importantes na gravidez. De acordo com a pesquisa, gestantes que consumirem maior quantidade de frutas durante a gestação têm filhos com maior performance cognitiva. E a possível explicação é, que tais alimentos oferecem uma vasta gama de nutrientes de que o nosso corpo necessita para manter boa saúde.
Porém, a nutrição é apenas um dos fatores relacionados ao crescimento das crianças. A genética e os fatores ambientais, como a educação, também podem melhorar ou atrapalhar a performance.
Uma dieta balanceada durante a gestação e as propostas corretas de estímulos após o nascimento são fundamentais nos primeiros 1000 dias da criança!
Bolduc FV, et al. Cognitive Enhancement in Infants Associated with Increased Maternal Fruit Intake During Pregnancy: Results from a Birth Cohort Study with Validation in an Animal Model. EBioMedicine 8; 2016: 331–340.
Revisão realizada sobre a nutrição infantil brasileira mostra que é preciso manter a atenção ao consumo de vitaminas e minerais na primeira infância
Entenda o papel desse nutriente para o desenvolvimento saudável do bebê ainda na barriga.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram nova cartilha com 10 passos para aumentar o apoio ao aleitamento materno nas unidades de saúde que prestam serviços de maternidade para recém-nascidos.