Gestação saudável: quais nutrientes incluir na dieta?
Uma alimentação adequada é essencial para uma gravidez tranquila e para o desenvolvimento do bebê
Uma alimentação adequada é essencial para uma gravidez tranquila e para o desenvolvimento do bebê
Nutriente importante não apenas para grávidas, mas também para quem quer engravidar, por possuir propriedades de prevenção contra a má-formação do bebê, principalmente defeitos do tubo neural (DTN).
Ferro
Nos dois primeiros trimestres da gravidez, o ferro ajuda a evitar o trabalho de parto prematuro e o baixo peso do recém-nascido, além de diminuir o risco de anemia.
Os especialistas ainda estão avaliando os efeitos da vitamina D na gestação, mas novos estudos indicam que, além de ser benéfica para a saúde óssea de mães e bebês, a suplementação com vitamina D tende a reduzir o risco de pré-eclâmpsia.
Este nutriente pode ser encontrado no ovo e auxilia no desenvolvimento cerebral da criança. A nutrição adequada, desde o início da vida, é fundamental para o desenvolvimento e funcionamento do organismo como um todo.
Durante a gravidez, as necessidades de iodo no corpo aumentam. O iodo é necessário para o desenvolvimento e para o crescimento normal do feto.
O acompanhamento de médicos e nutricionistas é essencial para garantir a nutrição adequada para grávidas, portanto, busque sempre a orientação de profissionais de saúde.
Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Nutrition and Lifestyle for a Healthy Pregnancy Outcome. J Acad Nutr Diet. 2014;114:1099-1103.
Revisão realizada sobre a nutrição infantil brasileira mostra que é preciso manter a atenção ao consumo de vitaminas e minerais na primeira infância
Revisão sobre o consumo alimentar de crianças no país mostra que uma boa nutrição é essencial para prevenir quadros de sobrepeso e obesidade
Entenda o papel desse nutriente para o desenvolvimento saudável do bebê ainda na barriga.